
ERICO CARVALHO
Capoeirista da Áfricamente Escola de Capoeira Angola, Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem especialidade na área de Antropologia Política e Antropologia da Religião. Realizando pesquisas sobre a prática da capoeira no Conesul; racismo religioso; translocalização; religião e política; e epistemologias anticoloniais.
​
Contato: erico.carvalho@hotmail.com
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7920651647590467
Academia: https://ufrgs.academia.edu/EricoCarvalho
Mapeamento da Capoeira do Rio Grande do Sul (2023)
A obra é resultado da pesquisa levada a cabo pelo IPHAN - Instituto do Patrimônia Histórico e Artístico Nacional realizado entre 2019 e 2020, e corresponde ao Módulo I do processo de mapeamento, abarcando Porto Alegre e mais seis cidades de sua região metropolitana (Canoas, Guaíba, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Viamão). Revelando a existencia de nada mais nada menos que 71 grupos de capoeira na região, 310 espaços de ensino e milhares de praticantes. Além de uma rica história do desenvolvimento desta prática no estado. Neste processo atuai como Antropólogo e Responsável Técnico. A obra está disponível na página do IPHAN e no link ao lado.

Na Encruzilhada do Mundo: Colonialidade e poder na capoeira de Porto Alegre e Buenos Aires (2023)
Tese defendia junto ao Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A análise centra-se na prática da capoeira em duas grandes cidade localizadas no extrema sul do Continente Americano, localizadas em dois países distintos, Brasil e Argentina, que guardam semelhanças regionais, e particularidades nacionais. Mas que compartilham o fato de constituirem a periferia dentro da geopolitica da capoeiragem. O trabalho centra-se na chegada e desenvolvimento desta prática de matriz africana nas duas cidades, tendo como foco as particularidades dos marcadores sociais presentes em cada campo e a forma que estes se articulam entre si.
A Capoeira em Porto Alegre na década de 70: Os mestres, o ínicio e o desenvolvimento.
O livro A Capoeira em Porto Alegre na década de 1970 é uma obra produzida por Mario Augusto da Rosa Dutra (Mestre Guto Obafemí), uma das grandes referencias da capoeira porto- alegrense em parceria com mestres e pesquisadores desta arte na cidade. A obra teve o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e explora o período de implantação dos primeiros grupos da capoeira moderna no estado, a partir das memorias de alguns dos primeiros praticantes desta arte no estado. Nesta obra contribuo com um pósfacio onde realizo um breve sobrevoo sobre a capoeiragem da cidade na atualidade. A obra pode ser acessada no link ao lado.
Religião e Voto: uma fotografia das candidaturas com identidade religiosa nas Eleições 2020
Relatório Religião e Voto: uma fotografia das candidaturas com identidade religiosa nas Eleições 2020 é resultado de amplo trabalho de mapeamento cujos dados forma produzidos em parceria com o ISER - Instituto de Estudos da Religião, e analisa candidaturas ao cargo de vereador em oito capitais brasileiras durante as Eleições Municipais de 2020. O foco do trabalho é identificar e analisar a mobilização de elementos e simbologia religiosa como capital eleitoral durante o pleito. Os relatórios produzidos por Lívia Reis, Matheus Pestana, Magali Cunha e Gabrielle Abreu, podem ser acessados no link ao lado.