foto de formatura_edited.jpg

JANINE ‘NINA FOLA” CUNHA

Cientista Social, Mestra e Doutoranda em Sociologia. Cantora, percussionista e militante social antirracista por mais de 30 anos, teve nos movimentos sociais  sua grande escola. Agora na universidade tenta dialogar com essas duas linguagens: a do saber fazendo e a do saber teórico-prático. Tem interesses em dialogar na Sociologia e principalmente na política sobre o conhecimento desenvolvido nos espaços populares negro-africanos constituídos principalmente no RS. Temas de pesquisa: Racismos, Povo de terreiro, feminismos negros 

Email: ninafola@gmail.com 

Currículo lattes: 

Artigos publicados

CUNHA, Janine ‘Nina Fola”. Corpo - Terreiro - Como podem se verificar as categorias ocidentalizadas de gênero, sexualidade e hierarquias neste contexto. Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, Ano 16, n.26,  2020.

Livros e Coletâneas

CUNHA, Janine ‘Nina Fola”. Identidade - Periodico do Grupo Identidade da Faculdade EST/IECLB. São Leopoldo, v. 26, n. 1, 2021.

Acesso
 
 

Capítulos de Livros

CUNHA, Janine ‘Nina Fola”. Conselho do povo de terreiro do estado do Rio Grande do Sul: protagonismo e ação política do movimento povo de terreiro do Rio Grande do Sul. In.: HOSHINO, Thiago de Azevedo Pinheiro,HEIM, Bruno Barbosa, GUIMARÃES, Andréa Letícia Carvalho e BUENO, Winnie. Direitos dos Povos de Terreiro. Simões Filho: Editora Mente Aberta, p. 15 -44, 2020.

 

Monografias

CUNHA, Janine ‘Nina Fola”. Poder e política sob o ponto de vista das mulheres de terreiro no Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado em Sociologia. PPGS/UFRGS, 2020.

CUNHA, Janine ‘Nina Fola”. Conselho do povo de terreiro do estado do Rio Grande do Sul – CPTERS: protagonismo e ação política do movimento do povo de terreiro do RS. Trabalho de Conclusão de Curso. Ciencias Socias, UFRGS, 2017.